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O “Vendedor do Cafezinho” vai morrer de fome?

Conheci uma vez um excelente “Vendedor do Cafezinho”.

Simpático, brincalhão, amigo de todo mundo.

Fala de futebol, mulheres, religião, política. E só!

É especialista em tomar cafezinho com o cliente!

Mas o que o cliente precisa? Como a empresa pode ajudar esse cliente a alcançar seus objetivos? Esse vendedor não consegue dizer!

Será que ainda existe espaço para o vendedor que vai no cliente “tomar um cafezinho”?

Para vendas consultivas essa espécie está cada vez mais escassa.

O cliente quer relacionamento sim, mas com pessoas que irão agregar algo ao seu negócio.

Tão importante quanto o relacionamento pessoal, é o relacionamento profissional. Aquele relacionamento que faz o cliente confiar em você pois você pode ajudar ele a alcançar seus objetivos, ou tem como retaguarda quem o faça.

Já ouvi várias vezes “tal vendedor é muito amigo de fulano”, mas na maioria das vezes essa amizade não se transforma em negócio.

Será que todos que se dizem seus amigos, você realmente os considera como amigos?

Você faria negócios com todos eles?

Você prefere ser atendido por um amigo que não agrega nada ou por alguém que vai resolver seus problemas?

Muitos desses vendedores não conhecem nem o que vende e nem o que o cliente precisa pois não conhece seu negócio.

Alguns não sabem sequer o que significa Excel, Forecast ou SalesForce.

Esses vendedores não sabem montar uma proposta, não sabem fazer nada sozinhos. Precisam de um backoffice, pre-sales, secretária, etc.

Porém você pode ter um Excelente “Vendedor do Cafezinho” em sua equipe.

Nesse caso ele pode ser como um cavalo no tabuleiro de Xadrez: surpreendente.

Se ele tiver toda estrutura que precisa, pois nao sabe fazer nada sozinho, consegue entrar em lugares que você nunca esteve.

Se você conseguir abrir as portas e depois colocar uma boa equipe pra desenvolver bem as oportunidades, vocês poderão ter um êxito surpreendente em contas nunca antes pensadas.

Um bom Gerente Comercial consegue posicionar o melhor Account para cada cliente, cada oportunidade ou até mesmo cada Fase da oportunidade.

Categorias:linkedin, Negócios
  1. caixa de pandora
    30/03/2010 às 22:25

    Penso que num mundo cada vez mais competitivo ser muito bom comercialmente e não ter o relacionamento não basta! Como também a inversão dos papéis também é verdadeira. Então volto meu pensamento para outra pergunta:
    – Como qualificar meu “Vendedor do cafezinho?” ou ainda
    – Como qualificar meu “excelente Comercial?”
    Preciso que ambos abram portas…
    Aquele profissional que conseguir ter bons resultados nos dois pontos de vista sai na frente dos demais e alem de abrir portas também conseguirá mantê-las abertas por muito tempo.

    Este sim vejo como o profissional de sucesso, que chamaria de “Um excelente Vendedor do Cafezinho!”

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